Últimas Notícias

Frete internacional: Como fugir da Demurrage

É comum vermos Importadores que após a chegada da carga descobrem milhares de reais a pagar de Custos de Demurrage, ou taxas além do Frete Internacional do BL.  Estes problemas podem ser evitados de forma simples: negociando previamente as taxas de origem e destino nas suas cotações.

Como cotar Frete Internacional:

  • Atenção para o “all in” : É comum que ele se revele cheio de taxas extras. Exija cotação com taxas detalhadas.
  •  Não fique em dúvida com nomes de taxas: CSS, ILL, FCS. Essas letras podem esconder serviços que não cabem para seu tipo de carga e aí se vão 100, 200 dólares;
  • Nunca embarque sem negociar o free time de demurrage. Se sua carga é normalmente liberada em 20 dias após a chegada no Porto, não aceite cotação que só dá 5 dias livres.
  • Por último, e mais importante: Cotação de frete boa é aquela cujo valor total é bom. E por valor total entenda-se a soma do frete, taxas na origem e taxas no destino.

Você deve ter notado que todas as nossas dicas incluem negociação. Ou seja, não é bom negócio deixar seu Exportador fechar o frete na origem. Entenda que ele não se preocupa com nada além do valor do frete internacional. Quanto mais baixo o frete, mais interessante o custo final da carga fica. Só que é óbvio que se o Agente de Cargas é pressionado para diminuir o valor do frete, vai acabar compensando a perda em outras taxas.

Por isso o conselho é : faça parte do processo de cotação. Seja aprovando a mesma diretamente ou fazendo com que o Exportador assuma um compromisso de buscar opções que atendam às suas necessidades.

Em um próximo post falaremos sobre como Negociar valores de Demurrage. Afinal, nem sempre há tempo de negociar antes do embarque e a cobrança já existe.

 

Siga-nos no Linkedin e Facebook para saber quando novos conteúdos forem publicados.

Este conteúdo é uma amostra do que nosso Serviço de Consultoria para Importação gera de benefícios para nossos clientes. Entre em contato conosco e solicite uma reunião para explicarmos melhor como podemos ajudar sua empresa a economizar em seus processos.

Comente no artigo usando o Facebook

Comente no artigo