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Financiamento para Importação

Com o reaquecimento do mercado ocorrendo nessa segunda metade de 2017 muitas empresas se veem na mesma situação: tem pedidos e novos contratos mas estão sem fluxo de caixa para fazer importação de seus produtos e insumos.

Pensando nisso, montamos esse post de orientação sobre Financiamento para Importação, sendo a linha de crédito mais conhecida, o Finimp.

       Caso não possa ler o post agora, você pode:

  1. Baixar nosso Folder sobre o Finimp;

  2. Enviar esse post por email e ler mais tarde. É só clicar no ícone do envelope no fim do texto.

 

O que é o FINIMP?

Linha de Crédito especialmente voltada para a importação. A mesma opera com juros internacionais, bons prazos de amortização e pagamento.  Esta linha inicialmente cobria apenas os custos da compra da mercadoria (Fechamento de Câmbio) mas atualmente alguns bancos já oferecem opções que cobrem também os impostos de importação.

 FLUXO DO FINIMP

Fluxograma Financiamento para Importação FINIMP Kotah BR

Requisitos básicos do Financiamento

  • Ser correntista de algum banco de primeira linha;
  • Ter a aprovação de Crédito baseado na movimentação e histórico da empresa;
  • Possuir cadastro de câmbio no banco escolhido;
  • Possuir importação e seus respectivos documentos.

 

O Banco do Brasil , Santander e Bradesco são exemplos de bancos que colocam o tema em seus sites. Mas a Caixa Econômica, Itaú e outros também tem essa opção. Caso seu Gerente não consiga ajudar, peça para falar com o Responsável por Comércio Exterior e Câmbio.

Vantagens

  • Financiamento de até 100% da importação;
  • Prazo para o pagamento de suas importações;
  • Obtenção de melhores preços com o exportador pois o mesmo vai receber o pagamento antecipado;
  • Taxas de juros fixas e compatíveis às praticadas no mercado internacional;
  • Linhas de crédito com prazos de amortização e pagamento melhores que financiamentos comuns;

 

Atuação da Kotah BR no Financiamento para Importação

Nossa cadeia de serviços de Consultoria em Comércio Exterior prevê a Orientação para Financiamentos. A mesma se dá no suporte ao Importador durante o contato com seu banco, emissão correta dos documentos e, principalmente, no contato com o Exportador, para correto entendimento do funcionamento do Financiamento.

Muitos Exportadores tem medo do famoso “calote”, com o FINIMP isso não ocorre pois ele recebe de forma antecipada, através de banco em seu país, o valor referente a sua venda.

 

Está com dificuldades no seu Fluxo de Caixa que atrapalham suas Importações? Entre em contato conosco. Vamos conversar sobre sua empresa e perfil e atuação e assim poderemos propor soluções para suas operações.

 

Exportação – Como tornar seu produto mais atrativo

Ao longo da nossa jornada na Assessoria Aduaneira ouvimos de muitos fabricantes de produtos para exportação o mesmo problema: bons produtos que não vendem pois o mercado quer sempre um preço menor. Mas é possível melhorar seu preço final em 15%, sem precisar conceder descontos.

É preciso pensar que quem compra de você hoje apenas por preço, vai comprar de outro amanhã por um valor menor.

Se sua empresa chegou ao ponto de ter interesse em vender no mercado externo então já sabe ofertar e já tem procura, não precisamos dar dicas de vendas e sim de exportação, correto? Ficam aqui algumas dicas, vamos começar com o que pode ser mudado ainda no Brasil .

Logística Nacional:

Por mais que sua logística atual funcione, faça novas cotações de frete rodoviário, armazenagem, despacho aduaneiro e quaisquer outros serviços envolvidos na sua cadeia de produção de produto para Exportação.  Um processo que funcione nem sempre é o mais eficiente ou o menos custoso. Você pode descobrir que há margem para negociar com fornecedores antigos sem envolver preços, apenas condições diferentes.

Por exemplo, converse com sua empresa de Assessoria e veja qual o melhor modal para transportar o tipo de volume que você tem. Mudar de marítimo para aéreo pode alterar toda a oferta do seu produto e melhorar a chegada dele no ponto de destino.

Lembre-se sempre: a Logística é 10% do custo do seu produto.  Com certeza faria toda diferença ter essa porcentagem de margem para negociação.

Dica: Faça simulações de pedidos e veja qual é o tamanho alvo das vendas para alcançar a lucratividade pretendida e o menor pedido que possa atender o cliente, Sempre tendo em mente não comprometer os seus ganhos.

Pesquisa, planejamento, prospecção:

Exportação para Suécia é totalmente diferente de Exportação para Portugal. Se no mesmo continente há culturas de consumo e legislação diferentes, há de se acreditar que as mudanças entre continentes são muito maiores.

Um exemplo: Sua empresa quer vender sorvete na Suécia. Mas é dezembro, neva quase o dia inteiro! Impossível não é, mas fazer prospecção para checar hábitos de consumo locais pode ajudar a prever esse tipo de dificuldade.

Investir em prospecção de mercado não é gastar dinheiro, é evitar perdas com envio de carga e marketing e acabar com a mercadoria parada no estoque. Além de ter um comprador insatisfeito, fazendo propaganda ruim do seu produto num país distante.

Dica: Procure especialistas como a EOC International .

Identidade:

Qual o diferencial do seu produto?

Você sabia que estrangeiros procuram produtos genuinamente brasileiros? Um sorvete de Blueberry não é tão interessante quanto um de Graviola, que é uma fruta nativa da Amazônia.

Invista na identidade do seu produto. Normalmente há interesse na história, sua produção, origem e trajetória da marca no Brasil.

Dica: Já ouviu falar de Branding?

Embalagem:

Se não é o mais importante, é o que chama a atenção para o mais importante. É nela que constam os dados do produto, que se cumprem legislações do país de destino. Pode ser que para atingir o mercado externo seja preciso alterar sua embalagem inteira e não só no idioma. Sua empresa está disposta a isso?

Dica: Recomendamos procurar Câmaras de Comércio e Consulado para saber exigências no destino.

Dica extra: Produtos tipo exportação costumam ter mais sucesso se tem uma bandeira brasileira no rótulo. 

Financiamento:

Normalmente o vendedor acrescenta 5% ao valor do produto, quando o cliente pede prazo. Margem para cobrir juros e adiantamentos com o banco. Capital de giro é vital para todos e  financiamentos a juros internacionais para antecipação de câmbio  (ACC/ACE e outros) são uma opção para conseguir vender a preço de antecipado uma carga com prazo para pagamento.

Dica: Um artigo ótimo do Anderson Cardoso, no Linkedin sobre Financiamentos

 

Regime Aduaneiro Especial : Admissão Temporária – Dicas

Admissão temporária é o regime aduaneiro especial onde uma empresa brasileira faz a importação temporária de bem estrangeiro.  Ao final do prazo é possível devolver, prorrogar por um novo período ou nacionalizar a carga. São duas as modalidades do regime, conforme abaixo.

Modalidades de Admissão Temporária:

  • Com Suspensão Total de Tributos, para exposições, testes e demonstrações.
  • Com Pagamento Proporcional de Tributos, para prestação de serviços e outras atividades que gerem lucro para a empresa brasileira.

Nos próximos posts falaremos mais detalhadamente sobre cada uma e suas vantagens e obrigações específicas.

Em algumas situações é exigida a Garantia dos impostos suspensos. É preciso avaliar a carga, a modalidade do regime e seu valor para verificar se a garantia é obrigatória.

Dicas gerais :

O bem precisa ter identificação permanente. Algo que ajude a identificar na devolução do bem que este é o mesmo que foi importado. Ex.: gravação de código, fotos de partes específicas. Sempre ter o serial Number indicado na Proforma.

O bem pode vir desmontado, em mais de um embarque. Consulte sua Assessoria Aduaneira para saber como é possível viabilizar esse tipo de carga.

É possível trocar o beneficiário do regime. Sua empresa quer devolver o bem mas há outra empresa brasileira interessada no mesmo? Essa movimentação é prevista na legislação. Alguns documentos apresentados para a RFB e essa questão estará resolvida.

É preciso planejar a devolução da mercadoria (ou nacionalização). Pensar apenas na Admissão do bem pode gerar alguns problemas na finalização do regime. Pense sempre à frente e planeje todo o regime para evitar custos e multas.

Além dessas dicas é preciso estar atento a outros pontos, como a emissão dos documentos referentes à importação, antes de autorizar o embarque. O processo de Admissão tem algumas etapas a mais, quando comparado com uma importação comum, documentos errados podem atrasar o processo e gerar custos altos de armazenagem e multas.

É muito importante também coordenar a logística da carga, tanto na importação quanto na devolução. Assim são evitadas perda de tempo e de dinheiro com multas, caso a carga seja embarcada com peso diferente do que tinha na importação, por exemplo.

 

Breve histórico da Kotah BR com a Admissão Temporária

Operamos com esse Regime Especial desde nossa fundação. Já cuidamos de projetos com cargas de baixo valor, para testes e também de valor alto, como plataformas.

Em 2016 trabalhamos com um projeto para as Olimpíadas, que ocorreram no Rio de Janeiro.  Aqui você pode fazer o download deste caso. Nossa atuação ocorreu desde a coordenação do embarque até a entrega da carga no Parque Olímpico, trabalhando contra o relógio para que a mesma pudesse ser instalada e testada antes dos eventos. Posteriormente foi nosso o trabalho de devolução da carga, com um detalhe importante: a mesma deveria ir para um ponto diferente da origem, para passar por manutenção programada.

No Linkedin já falamos sobre Admissão Temporária neste post.

Falando nisso, você já segue a Kotah BR no Linkedin? O botão está ali na barra lateral ou você pode clicar aqui.

 

 

Financiamento para Exportação

Empresas que já exportam ou pretendem entrar no ramo podem esbarrar no grande problema que é a falta de capital de giro para produzir ou aguardar o pagamento de um câmbio a prazo.

Há saídas para esse problema e são as linhas de financiamento que criam recursos para exportadores, viabilizando suas operações. Assim, é possível produzir produtos mais competitivos, sem ser preciso lidar com altos juros de financiamentos bancários comuns. Sem falar nos longos prazos de amortização e pagamento.

As duas modalidades mais comuns de financiamento para Exportação são:

  • Adiantamento sobre Contratos de Câmbio (ACC), feito ao exportador antes do embarque, proporcionando ao exportador meios para produzir a mercadoria. Com rpazo de até 360 dias.
  • Adiantamentos sobre Cmbiais Entregues(ACE),adiantamento do valor a ser recebido por mercadoria vendida a prazo e já embarcada. Com prazo de até 210 dias após o embarque.

As duas financiam até 100% do valor da carga e são oferecidas por vários bancos privados e do Governo. Entre em contato com a sua Agência e peça mais informações.

Atuação da Kotah BR no Financiamento para Exportação

Em nossa Consultoria oferecemos o serviço de Orientação para Financiamentos. Ele consiste no apoio ao Exportador no contato e fechamento do Financiamento com seu banco, orientação na emissão de documentos da Exportação e também no controle de prazos.

Caso precise de ajuda para viabilizar operações de Exportação, entre em contato conosco. Podemos juntos desenhar Projetos que vão Internacionalizar sua empresa e alavancar seus negócios.

 

Bônus: No Linkedin do Anderson Cardoso há vários artigos sobre Financiamentos do BNDES para Pequenas Empresas, mesmo que não voltadas para  Exportação. Veja:

Lembrando que você pode enviar esse post via email, é só clicar no ícone do envelope que fica logo abaixo.

Quer um resumo desse post? Faça o Download do nosso Folder sobre Financiamento para Exportação.

Participação na Feira Industrisul 2017

A Feira Industrisul 2017 ocorreu entre 12 e 14 de setembro, organizada pelo Metalsul.  As expectativas da equipe foram superadas e temos uma surpresa no fim do post.

Um resumo dos números da Feira:

Participação Feira Industrisul 2017 Kotah BR

Além disso, em função do número de visitantes com interesse pelos nossos serviços, oferecemos uma Promoção para os interessados em obter a Habilitação no Radar. Se sua empresa é associada ao Metalsul e da região do Médio Paraíba*, entre em contato conosco.

 

Agradecemos também ao Sindicato Metalsul e ao Sebrae pelo convite.

Nos vemos novamente em 2018!

 

 

* (englobando Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e municípios vizinhos)

 

Quem são nossos clientes

Em nossa página de Clientes apresentamos dois Projetos Básicos que atendem empresas de todos os tamanhos. Quando temos a oportunidade de conhecer uma nova empresa podemos definir qual destes projetos vai basear nossos serviços. Porém há um ponto importante:  Projetos são só o começo. Eles nos dão um norte, um pontapé inicial. Mas moldamos as nossas operações de acordo com o perfil de cada empresa que atendemos.

Muitos empresários acreditam que seu volume de operações é pequeno demais para nos causar interesse. Alguns outros acham que nossa empresa não tem capacidade para atender sua grande demanda, seja causada pela quantidade maior de cargas ou pela necessidade de atenção que sua equipe tem.

Nós entendemos que cada empresa tem suas necessidade, um foco no mercado, um objetivo para suas operações. E o nosso compromisso é atender bem a todos.

Esta imagem resume os dois Projetos Básicos

Quem são nossos Clientes Kotah BR

Quer entender como nos preocupamos com cada ponto envolvido nas operações de nossos clientes?

 

Leu esse post mas ainda precisa de referências reais? Entre em contato conosco, conte-nos sobre suas operações.  Podemos apresentar nosso trabalho e enviar uma lista de atuais e antigos clientes para que você entre em contato.

Filiações – Diferencial Kotah BR

Contratar prestadores de serviços é uma tarefa árdua. Por exemplo, é preciso descobrir se a empresa é idônea, se seus clientes são bem atendidos ou tem queixas e se a equipe é forte na sua área de atuação e se conta com material, sistemas e localização ideais.

E se a sua empresa Importa ou Exporta?  Precisa ainda convencer investidores, compradores ou mesmo sócios estrangeiros de quem um Prestador de Serviços brasileiro é bom. Mas como fazer isso?

Pensando em nossos atuais e futuros clientes, entendemos que um meio de facilitar nossa contratação era nos afiliando a Câmaras de Comércio e Associações locais. Assim é possível consultar nossa presença nestes grupos com segurança, pois o processo de aceitação em alguns são bem complexos.

Breves descrições sobre nossas principais Filiações:

 

 

Kotah BR Filiação Câmara de Comércio Brasil Alemanha

CÂMARA DE COMÉRCIO BRASIL-ALEMANHA (AHK)

É uma das Câmaras de comércio mais fortes no Brasil e com atuação ímpar na viabilização de negócios. Sua presença em conjunto com outras Câmaras de países Europeus auxilia empresas de todo o continente a manterem negócios no Brasil com a segurança da Certificação dos Associados Brasileiros.

Associada desde: Junho/2017

 

 

Kotah BR Empresa Cadastrada Filiação ONIP

ONIP

É a Organização Nacional da Indústria do Petróleo, conhecida por ser banco de consultas de operadoras de O&G na contratação de empresas. O cadastro exige regularidade fiscal e tributária, atualização de Contrato Social e dados de sócios e funcionários.

Cadastro número : 10346-17

 

 

 

Kotah BR Filiação Metalsul

 

 

 

METALSUL

É Sindicato das Empresas do Setor Metal Mecânico do Sul Fluminense. Atua como grande fomentador de negócios na Região, com muitas iniciativas em conjunto com a Firjan e o Sebrae.

Associada desde: Setembro/2017

 

Falamos no Linkedin sobre a Filiação na AHK  e sobre a ONIP também.

Serviços oferecidos pela Kotah BR

No post de Apresentação, falamos da evolução da empresa até chegarmos aos serviços oferecidos atualmente. Hoje vamos falar mais detalhadamente sobre eles, mas antes queremos mostrar como eles são oferecidos.

A ASSESSORIA MODULÁVEL

Para atender ao empresário, sempre pressionado pelo mercado, transformamos os serviços oferecidos pela Kotah BR em uma Assessoria Modulável. Ou seja, o cliente contrata apenas o que quer.

Sabemos que muitas vezes precisar de um serviço e saber a importância dele não significa que há numerário disponível para isto. Assim, acreditamos que nossa Assessoria Modulável consiga atender a todos e ainda ser um serviço personalizado. Desta forma, garantimos não só preços compatíveis com o mercado mas que sejam justos com a qualidade do trabalho que oferecemos.

 

OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA KOTAH BR

SERVIÇOS KOTAH BR : DESPACHO ADUANEIRO

O Despacho Aduaneiro  foi o primeiro serviço que lançamos, em 2002. Já atendemos a todo tipo de carga,  de alimentos a plataformas de Petróleo, passando por medicamentos, brinquedos e Artigos de Natal.

Como a imagem exibe, entendemos o Despacho Aduaneiro como algo bem maior do que muitos imaginam. Entendemos, ser preciso levar operações além do Desembaraço das cargas, sendo assim, oferecemos assessoria desde a Coordenação de Embarque até a Logística de Entrega.

Cuidamos de toda a cadeia na entrada de um produto na Importação ou o envio para o Exterior, na Exportação. Assim nosso cliente fica livre para fazer o que sabe melhor: cuidar de sua empresa e vender seu produto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SERVIÇOS OFERECIDOS KOTAH BR : CONSULTORIA COMÉRCIO EXTERIOR

 

A Consultoria em Comex veio posteriormente, através da nossa atuação atenciosa com as operações de nossos clientes. Recebíamos muitas dúvidas tributárias e logísticas e entendemos que o mercado precisava de uma cadeia de serviços relacionada ao Comex mas separada do dia a dia do Despacho Aduaneiro. Daí surgiu nossa Consultoria.

Atuamos como uma auditoria de processos de Importação e Exportação, ou como planejamento de Projetos e inserção em novos mercados.

Por ser um serviço totalmente personalizado, não se prenda ao que a imagem exibe. A mesma apenas mostra que há uma gama imensa de serviços que uma empresa que opere com Importação e Exportação pode precisar (e que muitos deles são oferecidos por nós).

 

 

Tem alguma dúvida? Envie um comentário nesse post ou entre em contato conosco, por email ou telefone.

 

Apresentação: Quem somos, nossa evolução e o que fazemos

Quem somos?

Iniciamos nossa atividade no mercado em 2002, contando com o Sócio e nossa Despachante Aduaneira, que segue conosco até hoje. Ao longo dos anos agregamos serviços à nossa cartela, até chegarmos ao que temos hoje, que é uma empresa de Assessoria com duas cadeias completas de serviços moduláveis: uma versão reformulada do Despacho Aduaneiro e a Consultoria em Comércio Exterior.

Como chegamos até aqui? O que fazemos?

Essa evolução ocorreu naturalmente. Nossos clientes entendem muito de seus produtos, mas precisavam de tempo para procurar compradores. Nós notamos a necessidade de uma Assessoria que fosse além do Despacho, que os deixassem livres para cuidar de seus negócios. Assim, nos envolvíamos cada vez mais nas operações, conforme nos era solicitado, e surgiram novos serviços ao longo dos anos. Quer exemplos? Planejamento logístico, coordenação de embarque, Revisão de NCM, Viabilização de Drawback, e outros, listados aqui .

Onde estamos?

Nossa atuação mais forte ocorre no Rio de Janeiro, onde fica nossa sede. Nos outros estados atuamos através de representações. Assim sendo, podemos garantir aos clientes atendidos pelos terminais do estado um atendimento presencial diário, sempre com a melhor negociação de serviços para suas cargas.

Link para Download do nosso Folder de Apresentação.

Em breve divulgaremos mais posts sobre os serviços que oferecemos, dicas e atualizações de legislação.

 

Bem vindo ao blog da Kotah BR

Este é o Blog da Kotah BR e aqui você verá posts com linguagem fácil, derrubando o mito de que Despachante Aduaneiro é inacessível e que Importar ou Exportar é complicado demais.

Dicas para um melhor aproveitamento do nosso conteúdo :

  • Conheça nossa Homepage , lá atualizaremos regularmente o nossos dados e serviços;
  • Siga-nos também no Linkedin e no Facebook , os boxes estão na Barra Lateral;
  • Na Barra Lateral também há uma lista de Links Importantes para quem trabalha com Comércio Exterior;
  • Caso queira saber mais sobre algum assunto há indicações de links relacionados ao fim de cada post;
  • Ou você pode clicar nas tags indicadas nos posts;
  • Conhece alguém vai gostar do assunto? Você pode enviar o texto na íntegra por email, é só clicar no ícone do envelope, que fica logo no fim do post;
  • Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, na nossa página de Contatos você vai achar nosso email e telefone.

 

Esperamos que o conteúdo seja útil para todos os leitores que passarem por aqui e deixamos nossa equipe à disposição.

 

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