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Admissão Temporária Modalidade Suspensão Total

Conforme prometemos neste post, voltamos ao assunto para falar da  Admissão Temporária modalidade Suspensão Total de impostos.

Essa modalidade do regime de Admissão Temporária tem como característica principal o fato do importador não obter lucro com o bem. A suspensão de impostos federais é total, além da Marinha Mercante. No site da Receita Federal você encontra as legislações sobre este assunto. Quanto ao ICMS, há um acordo nacional permitindo a concessão de Isenção mas recomendamos consultar o RICMS de seu estado.

Quer expor um novo produto de seu fabricante numa feira mas não quer pagar impostos?

A Admissão Temporária pode ser a solução.

A modalidade de suspensão total é mais utilizada em casos de Importação para testes e homologação, demonstração para clientes, exposições e feiras.

As vantagens principais são a possibilidade de testar um produto antes de comprá-lo e a consequente diminuição de custos, uma vez que só se pagam impostos caso se resolva nacionalizar a mercadoria em definitivo. Caso não seja esse o objetivo, a mercadoria é devolvida ao fim do prazo concedido.

Ao contrário do que muitos pensam, importar carga em Admissão Temporária não é complicado. O importador precisa ter em mente sempre que trata-se de um processo em duas etapas: Admissão e finalização do Regime. Portanto é preciso ir contra o instinto imediatista de resolver o problema o mais rápido possível, hoje, e atentar para que a solução proposta não gere dificuldades futuramente.

Algumas dicas da Kotah BR:

  • Fatura, Packing List e BL continuam obrigatórios e devem seguir algumas regras específicas. Consulte sua Assessoria Aduaneira;
  • Controle o prazo de concessão do regime. Qualquer atitude (nacionalizar? prorrogar? devolver?) deve ser solicitada à RFB antes do fim deste prazo sob a pena de multas;
  • Bens usados são aceitos na Admissão porém sua nacionalização definitiva depende de aprovação. Se essa for a intenção é preciso programar protocolos de documentos e pedidos;
  • Não é permitido obter lucro direto com a importação do bem. Ou seja, nada de alugar, utilizar em sua fábrica ou em prestação de serviços para terceiros.

Já viu nosso case sobre a Importação de Produto para Exposição nas Olimpíadas de 2016? Não? Baixe aqui o arquivo e veja como foi a atuação da Kotah BR nessa operação, que foi considerado um sucesso pelo cliente.

 

No próximo post falarei sobre a Admissão Temporária para Utilização Econômica.

Entreposto Aduaneiro – O que é? Para que serve?

Em momentos de crise as empresas precisam buscar alternativas para sobreviver aos tempos difíceis. Importadores muitas vezes veem a sua situação financeira ficar ainda mais prejudicada quando importam grandes lotes de produtos quando vão precisar apenas de parte.

Para resolver questões como essa apresentamos aos nossos clientes o Regime Especial de Entreposto Aduaneiro.

Este regime prevê o armazenamento de um material em área alfandegada, com suspensão total dos impostos, fazendo posteriormente a nacionalização fracionada da carga com pagamento proporcional dos impostos de acordo com a necessidade real de sua empresa. Ou seja, sua empresa pode trazer 10.000 unidades de um determinado produto em um container, enviar a mesma para o Terminal Alfandegado e nacionalizar em lotes de 100 unidades.

Desta forma, sua empresa não gasta uma quantia grande do seu capital de Giro para pagar impostos de uma carga que não vai precisar. Mas, ao mesmo tempo, mantém em estoque de “fácil acesso” sua mercadoria.

Situações em que o Entreposto Aduaneiro pode ajudar o Importador:

  • Exportador faz um preço melhor caso a carga seja comprada em grande quantidade;
  • Cliente desistiu da compra e sua empresa ainda não tem novo comprador para a carga;
  • Menor prazo de liberação da carga (melhor do que a importação aérea);
  • Indisponibilidade de saldo no Radar.

 

O Regime tem prazo de um ano, prorrogável por mais um. Ao final, a carga restante pode ser nacionalizada ou devolvida.

Experiência da Kotah BR com o Entreposto Aduaneiro

Trabalhamos com o Regime desde nossa fundação, em 2002. Já utilizamos o mesmo para malas, material escolar, brinquedos, peças para veículos e vários outros tipos de carga.

Alguns de nossos clientes já se beneficiam do Entreposto Aduaneiro, um deles desde 2010. Apresentamos essa solução para uma questão grave em suas operações: a necessidade de reposição de estoque nas lojas em menor tempo mas sem aumentar gastos com impostos de cargas que tem menor giro de estoque. Assim os mesmos diminuíram o tempo de disponibilização da carga de 40 dias para 4.

As lojas nunca mais ficaram sem mercadoria, seja as que vedem mais rápido ou as que tem giro menor, e toda a logística de abastecimento foi melhorada, com a possibilidade de programação da coleta e entrega dos lotes de carga.

Neste link você pode fazer o download deste case.

Também temos um Artigo no Linkedin com mais detalhes como Câmbio e Custos do Regime. Acesse aqui.

 

Quer saber se sua empresa pode utilizar o Entreposto Aduaneiro? Entre em contato conosco e teremos prazer em conversar sobre suas operações e projetos.

 

Lançamento da DU-E : o que mudou para o Exportador

O MDIC lançou a DU-E  (Declaração Única de Exportação), que substitui o Registro de Exportação, e posterior Declaração de Exportação. Com ela foram alterados muitos procedimentos, que agora envolvem menos papel e mais sistemas online. Por isso a Exportação se tornou uma operação menos burocrática.

Porém verificamos que há muitos pontos que a legislação não explica com clareza para o Exportador.

Visando auxiliar nossos clientes e todos os operadores de Comércio Exterior que acessarem nosso Blog, montamos este post, com conteúdo importante sobre como emitir a Nota Fiscal de venda para Exportação.

O que a DU-E muda no processo, no ponto de vista do Exportador?

Houve simplificação do procedimento em geral, o que acarreta em menor custo e tempo monitorando o embarque. Além disso,  o que muda é o fato de toda documentação ser baseada na Nota Fiscal de venda da carga.

Qual a função do Exportador no preenchimento da DU-E?

Emitir a Nota Fiscal de venda corretamente pois as informações que constarem no documento são espelhadas na DU-e e não podem ser alteradas.  Também é na NF que é dada a presença de carga no terminal e é através do SPED que é gerada a averbação do embarque.
resumindo: a NF é a coluna de sustentação do Despacho Aduaneiro de Exportação.

Dicas para a emissão da NF de venda:

– A NF deve acompanhar a carga. Se a carga estiver em CNTR a NF segue com o motorista. Se for carga solta, uma via da NF deve ser afixada em cada volume. Importante: O código de barras deve estar sempre visível e legível. Cuidado especial com a impressão do documento!

– Gerar um RUC (Referência Única de Carga) para o embarque. É através dele que se pode rastrear a unidade durante toda sua jornada até a entrega no destino. Importante: O RUC permite que qualquer pessoa que o tenha rastreie a carga, mas apenas com dados simples como data de entrada no porto, data de embarque e data de chegada no destino.

Temos um post sobre Como Gerar o Número RUC, clique aqui e leia.

– Informar SEMPRE a descrição completa dos produtos;

– Informar corretamente a Unidade de Medida Tributada, de acordo com a NCM. Importante: Já há casos de multas em exportações com NF sem a U.M. Tributada correta. 

– Atenção para prazos de cancelamento e alteração de NF. Verificar com sua contabilidade: NF Complementar, devolução simbólica e procedimentos para correção de dados.

Então se a NF é a coluna central do Despacho e quem emite a NF é o Exportador, Para que eu preciso de uma empresa como a Kotah BR?

Já ouvimos essa pergunta algumas vezes e a verdade é: Não precisa. Toda Prestação de Serviços em Assessoria é dispensável.

Você precisa apenas ter uma equipe que tenha conhecimento dos procedimentos. A diferença é que uma equipedemanda instalações, sistemas, gastos com salários e tempo para supervisão da atuação de todos os envolvidos.

Se a sua empresa fabrica um produto de qualidade, que tem potencial para Exportação, a sua especialidade é produzir e vender esse produto. Quanto mais tempo você passa longe do objetivo principal da sua empresa,  mais longe fica de ter sucesso em suas operações.

Costumamos dizer que um cliente não paga a Kotah BR para conferir carga com o fiscal. Ele paga, por exemplo:

  • Pelas orientações, como as desse post, que são só uma parte do Despacho Aduaneiro de Exportação;
  • Pelo apoio em novos negócios, como nesse post sobre Financiamentos;
  • Pela viabilização de novos projetos, como pode ser visto em nossa Consultoria;
  • Pela atualização constante em nossa redes sociais sobre assuntos relacionados à sua carga, sem spam.

Financiamento para Importação

Com o reaquecimento do mercado ocorrendo nessa segunda metade de 2017 muitas empresas se veem na mesma situação: tem pedidos e novos contratos mas estão sem fluxo de caixa para fazer importação de seus produtos e insumos.

Pensando nisso, montamos esse post de orientação sobre Financiamento para Importação, sendo a linha de crédito mais conhecida, o Finimp.

       Caso não possa ler o post agora, você pode:

  1. Baixar nosso Folder sobre o Finimp;

  2. Enviar esse post por email e ler mais tarde. É só clicar no ícone do envelope no fim do texto.

 

O que é o FINIMP?

Linha de Crédito especialmente voltada para a importação. A mesma opera com juros internacionais, bons prazos de amortização e pagamento.  Esta linha inicialmente cobria apenas os custos da compra da mercadoria (Fechamento de Câmbio) mas atualmente alguns bancos já oferecem opções que cobrem também os impostos de importação.

 FLUXO DO FINIMP

Fluxograma Financiamento para Importação FINIMP Kotah BR

Requisitos básicos do Financiamento

  • Ser correntista de algum banco de primeira linha;
  • Ter a aprovação de Crédito baseado na movimentação e histórico da empresa;
  • Possuir cadastro de câmbio no banco escolhido;
  • Possuir importação e seus respectivos documentos.

 

O Banco do Brasil , Santander e Bradesco são exemplos de bancos que colocam o tema em seus sites. Mas a Caixa Econômica, Itaú e outros também tem essa opção. Caso seu Gerente não consiga ajudar, peça para falar com o Responsável por Comércio Exterior e Câmbio.

Vantagens

  • Financiamento de até 100% da importação;
  • Prazo para o pagamento de suas importações;
  • Obtenção de melhores preços com o exportador pois o mesmo vai receber o pagamento antecipado;
  • Taxas de juros fixas e compatíveis às praticadas no mercado internacional;
  • Linhas de crédito com prazos de amortização e pagamento melhores que financiamentos comuns;

 

Atuação da Kotah BR no Financiamento para Importação

Nossa cadeia de serviços de Consultoria em Comércio Exterior prevê a Orientação para Financiamentos. A mesma se dá no suporte ao Importador durante o contato com seu banco, emissão correta dos documentos e, principalmente, no contato com o Exportador, para correto entendimento do funcionamento do Financiamento.

Muitos Exportadores tem medo do famoso “calote”, com o FINIMP isso não ocorre pois ele recebe de forma antecipada, através de banco em seu país, o valor referente a sua venda.

 

Está com dificuldades no seu Fluxo de Caixa que atrapalham suas Importações? Entre em contato conosco. Vamos conversar sobre sua empresa e perfil e atuação e assim poderemos propor soluções para suas operações.

 

Exportação – Como tornar seu produto mais atrativo

Ao longo da nossa jornada na Assessoria Aduaneira ouvimos de muitos fabricantes de produtos para exportação o mesmo problema: bons produtos que não vendem pois o mercado quer sempre um preço menor. Mas é possível melhorar seu preço final em 15%, sem precisar conceder descontos.

É preciso pensar que quem compra de você hoje apenas por preço, vai comprar de outro amanhã por um valor menor.

Se sua empresa chegou ao ponto de ter interesse em vender no mercado externo então já sabe ofertar e já tem procura, não precisamos dar dicas de vendas e sim de exportação, correto? Ficam aqui algumas dicas, vamos começar com o que pode ser mudado ainda no Brasil .

Logística Nacional:

Por mais que sua logística atual funcione, faça novas cotações de frete rodoviário, armazenagem, despacho aduaneiro e quaisquer outros serviços envolvidos na sua cadeia de produção de produto para Exportação.  Um processo que funcione nem sempre é o mais eficiente ou o menos custoso. Você pode descobrir que há margem para negociar com fornecedores antigos sem envolver preços, apenas condições diferentes.

Por exemplo, converse com sua empresa de Assessoria e veja qual o melhor modal para transportar o tipo de volume que você tem. Mudar de marítimo para aéreo pode alterar toda a oferta do seu produto e melhorar a chegada dele no ponto de destino.

Lembre-se sempre: a Logística é 10% do custo do seu produto.  Com certeza faria toda diferença ter essa porcentagem de margem para negociação.

Dica: Faça simulações de pedidos e veja qual é o tamanho alvo das vendas para alcançar a lucratividade pretendida e o menor pedido que possa atender o cliente, Sempre tendo em mente não comprometer os seus ganhos.

Pesquisa, planejamento, prospecção:

Exportação para Suécia é totalmente diferente de Exportação para Portugal. Se no mesmo continente há culturas de consumo e legislação diferentes, há de se acreditar que as mudanças entre continentes são muito maiores.

Um exemplo: Sua empresa quer vender sorvete na Suécia. Mas é dezembro, neva quase o dia inteiro! Impossível não é, mas fazer prospecção para checar hábitos de consumo locais pode ajudar a prever esse tipo de dificuldade.

Investir em prospecção de mercado não é gastar dinheiro, é evitar perdas com envio de carga e marketing e acabar com a mercadoria parada no estoque. Além de ter um comprador insatisfeito, fazendo propaganda ruim do seu produto num país distante.

Dica: Procure especialistas como a EOC International .

Identidade:

Qual o diferencial do seu produto?

Você sabia que estrangeiros procuram produtos genuinamente brasileiros? Um sorvete de Blueberry não é tão interessante quanto um de Graviola, que é uma fruta nativa da Amazônia.

Invista na identidade do seu produto. Normalmente há interesse na história, sua produção, origem e trajetória da marca no Brasil.

Dica: Já ouviu falar de Branding?

Embalagem:

Se não é o mais importante, é o que chama a atenção para o mais importante. É nela que constam os dados do produto, que se cumprem legislações do país de destino. Pode ser que para atingir o mercado externo seja preciso alterar sua embalagem inteira e não só no idioma. Sua empresa está disposta a isso?

Dica: Recomendamos procurar Câmaras de Comércio e Consulado para saber exigências no destino.

Dica extra: Produtos tipo exportação costumam ter mais sucesso se tem uma bandeira brasileira no rótulo. 

Financiamento:

Normalmente o vendedor acrescenta 5% ao valor do produto, quando o cliente pede prazo. Margem para cobrir juros e adiantamentos com o banco. Capital de giro é vital para todos e  financiamentos a juros internacionais para antecipação de câmbio  (ACC/ACE e outros) são uma opção para conseguir vender a preço de antecipado uma carga com prazo para pagamento.

Dica: Um artigo ótimo do Anderson Cardoso, no Linkedin sobre Financiamentos

 

Regime Aduaneiro Especial : Admissão Temporária – Dicas

Admissão temporária é o regime aduaneiro especial onde uma empresa brasileira faz a importação temporária de bem estrangeiro.  Ao final do prazo é possível devolver, prorrogar por um novo período ou nacionalizar a carga. São duas as modalidades do regime, conforme abaixo.

Modalidades de Admissão Temporária:

  • Com Suspensão Total de Tributos, para exposições, testes e demonstrações.
  • Com Pagamento Proporcional de Tributos, para prestação de serviços e outras atividades que gerem lucro para a empresa brasileira.

Nos próximos posts falaremos mais detalhadamente sobre cada uma e suas vantagens e obrigações específicas.

Em algumas situações é exigida a Garantia dos impostos suspensos. É preciso avaliar a carga, a modalidade do regime e seu valor para verificar se a garantia é obrigatória.

Dicas gerais :

O bem precisa ter identificação permanente. Algo que ajude a identificar na devolução do bem que este é o mesmo que foi importado. Ex.: gravação de código, fotos de partes específicas. Sempre ter o serial Number indicado na Proforma.

O bem pode vir desmontado, em mais de um embarque. Consulte sua Assessoria Aduaneira para saber como é possível viabilizar esse tipo de carga.

É possível trocar o beneficiário do regime. Sua empresa quer devolver o bem mas há outra empresa brasileira interessada no mesmo? Essa movimentação é prevista na legislação. Alguns documentos apresentados para a RFB e essa questão estará resolvida.

É preciso planejar a devolução da mercadoria (ou nacionalização). Pensar apenas na Admissão do bem pode gerar alguns problemas na finalização do regime. Pense sempre à frente e planeje todo o regime para evitar custos e multas.

Além dessas dicas é preciso estar atento a outros pontos, como a emissão dos documentos referentes à importação, antes de autorizar o embarque. O processo de Admissão tem algumas etapas a mais, quando comparado com uma importação comum, documentos errados podem atrasar o processo e gerar custos altos de armazenagem e multas.

É muito importante também coordenar a logística da carga, tanto na importação quanto na devolução. Assim são evitadas perda de tempo e de dinheiro com multas, caso a carga seja embarcada com peso diferente do que tinha na importação, por exemplo.

 

Breve histórico da Kotah BR com a Admissão Temporária

Operamos com esse Regime Especial desde nossa fundação. Já cuidamos de projetos com cargas de baixo valor, para testes e também de valor alto, como plataformas.

Em 2016 trabalhamos com um projeto para as Olimpíadas, que ocorreram no Rio de Janeiro.  Aqui você pode fazer o download deste caso. Nossa atuação ocorreu desde a coordenação do embarque até a entrega da carga no Parque Olímpico, trabalhando contra o relógio para que a mesma pudesse ser instalada e testada antes dos eventos. Posteriormente foi nosso o trabalho de devolução da carga, com um detalhe importante: a mesma deveria ir para um ponto diferente da origem, para passar por manutenção programada.

No Linkedin já falamos sobre Admissão Temporária neste post.

Falando nisso, você já segue a Kotah BR no Linkedin? O botão está ali na barra lateral ou você pode clicar aqui.

 

 

Financiamento para Exportação

Empresas que já exportam ou pretendem entrar no ramo podem esbarrar no grande problema que é a falta de capital de giro para produzir ou aguardar o pagamento de um câmbio a prazo.

Há saídas para esse problema e são as linhas de financiamento que criam recursos para exportadores, viabilizando suas operações. Assim, é possível produzir produtos mais competitivos, sem ser preciso lidar com altos juros de financiamentos bancários comuns. Sem falar nos longos prazos de amortização e pagamento.

As duas modalidades mais comuns de financiamento para Exportação são:

  • Adiantamento sobre Contratos de Câmbio (ACC), feito ao exportador antes do embarque, proporcionando ao exportador meios para produzir a mercadoria. Com rpazo de até 360 dias.
  • Adiantamentos sobre Cmbiais Entregues(ACE),adiantamento do valor a ser recebido por mercadoria vendida a prazo e já embarcada. Com prazo de até 210 dias após o embarque.

As duas financiam até 100% do valor da carga e são oferecidas por vários bancos privados e do Governo. Entre em contato com a sua Agência e peça mais informações.

Atuação da Kotah BR no Financiamento para Exportação

Em nossa Consultoria oferecemos o serviço de Orientação para Financiamentos. Ele consiste no apoio ao Exportador no contato e fechamento do Financiamento com seu banco, orientação na emissão de documentos da Exportação e também no controle de prazos.

Caso precise de ajuda para viabilizar operações de Exportação, entre em contato conosco. Podemos juntos desenhar Projetos que vão Internacionalizar sua empresa e alavancar seus negócios.

 

Bônus: No Linkedin do Anderson Cardoso há vários artigos sobre Financiamentos do BNDES para Pequenas Empresas, mesmo que não voltadas para  Exportação. Veja:

Lembrando que você pode enviar esse post via email, é só clicar no ícone do envelope que fica logo abaixo.

Quer um resumo desse post? Faça o Download do nosso Folder sobre Financiamento para Exportação.

Participação na Feira Industrisul 2017

A Feira Industrisul 2017 ocorreu entre 12 e 14 de setembro, organizada pelo Metalsul.  As expectativas da equipe foram superadas e temos uma surpresa no fim do post.

Um resumo dos números da Feira:

Participação Feira Industrisul 2017 Kotah BR

Além disso, em função do número de visitantes com interesse pelos nossos serviços, oferecemos uma Promoção para os interessados em obter a Habilitação no Radar. Se sua empresa é associada ao Metalsul e da região do Médio Paraíba*, entre em contato conosco.

 

Agradecemos também ao Sindicato Metalsul e ao Sebrae pelo convite.

Nos vemos novamente em 2018!

 

 

* (englobando Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e municípios vizinhos)

 

Quem são nossos clientes

Em nossa página de Clientes apresentamos dois Projetos Básicos que atendem empresas de todos os tamanhos. Quando temos a oportunidade de conhecer uma nova empresa podemos definir qual destes projetos vai basear nossos serviços. Porém há um ponto importante:  Projetos são só o começo. Eles nos dão um norte, um pontapé inicial. Mas moldamos as nossas operações de acordo com o perfil de cada empresa que atendemos.

Muitos empresários acreditam que seu volume de operações é pequeno demais para nos causar interesse. Alguns outros acham que nossa empresa não tem capacidade para atender sua grande demanda, seja causada pela quantidade maior de cargas ou pela necessidade de atenção que sua equipe tem.

Nós entendemos que cada empresa tem suas necessidade, um foco no mercado, um objetivo para suas operações. E o nosso compromisso é atender bem a todos.

Esta imagem resume os dois Projetos Básicos

Quem são nossos Clientes Kotah BR

Quer entender como nos preocupamos com cada ponto envolvido nas operações de nossos clientes?

 

Leu esse post mas ainda precisa de referências reais? Entre em contato conosco, conte-nos sobre suas operações.  Podemos apresentar nosso trabalho e enviar uma lista de atuais e antigos clientes para que você entre em contato.

Filiações – Diferencial Kotah BR

Contratar prestadores de serviços é uma tarefa árdua. Por exemplo, é preciso descobrir se a empresa é idônea, se seus clientes são bem atendidos ou tem queixas e se a equipe é forte na sua área de atuação e se conta com material, sistemas e localização ideais.

E se a sua empresa Importa ou Exporta?  Precisa ainda convencer investidores, compradores ou mesmo sócios estrangeiros de quem um Prestador de Serviços brasileiro é bom. Mas como fazer isso?

Pensando em nossos atuais e futuros clientes, entendemos que um meio de facilitar nossa contratação era nos afiliando a Câmaras de Comércio e Associações locais. Assim é possível consultar nossa presença nestes grupos com segurança, pois o processo de aceitação em alguns são bem complexos.

Breves descrições sobre nossas principais Filiações:

 

 

Kotah BR Filiação Câmara de Comércio Brasil Alemanha

CÂMARA DE COMÉRCIO BRASIL-ALEMANHA (AHK)

É uma das Câmaras de comércio mais fortes no Brasil e com atuação ímpar na viabilização de negócios. Sua presença em conjunto com outras Câmaras de países Europeus auxilia empresas de todo o continente a manterem negócios no Brasil com a segurança da Certificação dos Associados Brasileiros.

Associada desde: Junho/2017

 

 

Kotah BR Empresa Cadastrada Filiação ONIP

ONIP

É a Organização Nacional da Indústria do Petróleo, conhecida por ser banco de consultas de operadoras de O&G na contratação de empresas. O cadastro exige regularidade fiscal e tributária, atualização de Contrato Social e dados de sócios e funcionários.

Cadastro número : 10346-17

 

 

 

Kotah BR Filiação Metalsul

 

 

 

METALSUL

É Sindicato das Empresas do Setor Metal Mecânico do Sul Fluminense. Atua como grande fomentador de negócios na Região, com muitas iniciativas em conjunto com a Firjan e o Sebrae.

Associada desde: Setembro/2017

 

Falamos no Linkedin sobre a Filiação na AHK  e sobre a ONIP também.