Últimas Notícias

Entreposto Aduaneiro – O que é? Para que serve?

Em momentos de crise as empresas precisam buscar alternativas para sobreviver aos tempos difíceis. Importadores muitas vezes veem a sua situação financeira ficar ainda mais prejudicada quando importam grandes lotes de produtos quando vão precisar apenas de parte.

Para resolver questões como essa apresentamos aos nossos clientes o Regime Especial de Entreposto Aduaneiro.

Este regime prevê o armazenamento de um material em área alfandegada, com suspensão total dos impostos, fazendo posteriormente a nacionalização fracionada da carga com pagamento proporcional dos impostos de acordo com a necessidade real de sua empresa. Ou seja, sua empresa pode trazer 10.000 unidades de um determinado produto em um container, enviar a mesma para o Terminal Alfandegado e nacionalizar em lotes de 100 unidades.

Desta forma, sua empresa não gasta uma quantia grande do seu capital de Giro para pagar impostos de uma carga que não vai precisar. Mas, ao mesmo tempo, mantém em estoque de “fácil acesso” sua mercadoria.

Situações em que o Entreposto Aduaneiro pode ajudar o Importador:

  • Exportador faz um preço melhor caso a carga seja comprada em grande quantidade;
  • Cliente desistiu da compra e sua empresa ainda não tem novo comprador para a carga;
  • Menor prazo de liberação da carga (melhor do que a importação aérea);
  • Indisponibilidade de saldo no Radar.

 

O Regime tem prazo de um ano, prorrogável por mais um. Ao final, a carga restante pode ser nacionalizada ou devolvida.

Experiência da Kotah BR com o Entreposto Aduaneiro

Trabalhamos com o Regime desde nossa fundação, em 2002. Já utilizamos o mesmo para malas, material escolar, brinquedos, peças para veículos e vários outros tipos de carga.

Alguns de nossos clientes já se beneficiam do Entreposto Aduaneiro, um deles desde 2010. Apresentamos essa solução para uma questão grave em suas operações: a necessidade de reposição de estoque nas lojas em menor tempo mas sem aumentar gastos com impostos de cargas que tem menor giro de estoque. Assim os mesmos diminuíram o tempo de disponibilização da carga de 40 dias para 4.

As lojas nunca mais ficaram sem mercadoria, seja as que vedem mais rápido ou as que tem giro menor, e toda a logística de abastecimento foi melhorada, com a possibilidade de programação da coleta e entrega dos lotes de carga.

Neste link você pode fazer o download deste case.

Também temos um Artigo no Linkedin com mais detalhes como Câmbio e Custos do Regime. Acesse aqui.

 

Quer saber se sua empresa pode utilizar o Entreposto Aduaneiro? Entre em contato conosco e teremos prazer em conversar sobre suas operações e projetos.

 

Comente no artigo usando o Facebook

Um comentário

Comente no artigo